SOBRE FILMES E HISTÓRIA - COMO USAR?


QUASE TODOS OS FILMES PODEM SER USADOS EM AULAS DE HISTÓRIA, POIS, TUDO É HISTÓRIA, MAS...

Assim, podemos dizer que filmes não são um espelho da realidade E SIM uma obra COLETIVA inventada e elaborada por um número muito grande de pessoas.

Começa na cabeça de um roteirista que faz ou adapta uma história, chega até o diretor que define COMO quer contar aquela história, os produtores que acreditam naquele roteiro e na direção, entram em cena os atores que a interpretam a história e finalmente o expectador que terá uma experiência totalmente particular com cada filme.

De qualquer forma a linguagem cinematográfica é ótimos para pensarmos a história nossa de cada aula!!

*ficaadica* 

ProAline

Sugestão de atividades com filmes

1) Quando usar o filme

“Um filme pode ser usado como ilustração, confirmação, variante ou até negação do que foi trabalhado por escrito ou verbalmente nas aulas.”
(E. T. SALIBA)
Não há regras gerais. Utilizar o filme apenas como ilustração de algum tema que está sendo estudado é a forma mais pobre, mais ainda assim é um começo.
.
2) Como escolher o filme

Cabe ao professor subordinar a escolha de um filme ao que pretende ensinar. Também é preciso observar se o mesmo é adequado à faixa etária, ler críticas publicadas em revistas e jornais etc.
.
3) A preparação da turma

É importante evitar aprofundar-se o enredo do filme antes da projeção a fim de evitar o eventual desinteresse dos alunos.
.
4) Ficção ou documentário?

O grande potencial dos filmes dramáticos é o impacto que causa, ampliando a possibilidade de escuta, questionamento e reflexão do aluno.” (ROSELI PEREIRA SILVA)

O professor deve preferir filmes de ficção.
No entanto bons documentários não devem ser descartados. Às vezes são mais diretos, práticos e curtos.

5) A linguagem da tela

É importante mostrar aos alunos que as imagens vistas na tela foram colocadas ali por alguém. Mas tudo o que diz respeito à linguagem cinematográfica, roteiro, movimentos de câmera e enquadramentos é importante.
Esses termos devem ser explicados aos alunos depois de assistido o filme. Assim, os alunos compreendem como a técnica serve para o diretor transmitir sua emoção e o porquê de um enquadramento ou de um close em determinado objeto, por exemplo.
.
6) Saiba dosar filmes e outras atividades

Planejar o ano letivo com muitos filmes pode ser sedutor, mas pouco adequado, Dose bem os filmes com leitura de livros e outras atividades.
.
Referências
SILVA, Roseli Pereira. Cinema e Educação. São Paulo: Cortez, 2007.
TEIXEIRA, Inês Assunção de Castro; LOPES, José de Souza Miguel (Org.). A escola vai ao cinema. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.


Nenhum comentário:

livro - divulgação.

#Amazon Lancei meu primeiro conto em formato de e-book. Está disponível para venda na Amazon, Quem tem kindleunlimited pode ler gratuitament...