quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Informações Importantes

1. COMO ESTUDAR HISTÓRIA?

       

Método

1- Situe o fato no tempo e espaço: Saber quando e onde ocorreu determinado fato histórico é condição elementar para saber história.



2- Analise o contexto histórico: contexto histórico é o conjunto de acontecimentos que cerca o fato em questão. É o ponto mais importante do roteiro, pois mostra que não existem fatos isolados. A noção do contexto histórico rompe com a decoreba de conteúdos.



3- Conheça os antecedentes: antecedentes são as causas de determinado fato histórico, e estão interligados ao contexto histórico. As causas permitem entender os motivos que levaram ao fato.


4- Compreenda o fato: isto é, entenda o evento propriamente dito, através de suas características e seu significado histórico.


5- Perceba os seus desdobramentos: desdobramentos são as consequências do fato estudado. Conhecer as consequências permite estabeleceremos um gancho para analisar o próximo fato histórico.


Aplicação

Exemplo de aplicação deste roteiro:

a) Fato Histórico: Primeira Guerra Mundial.





b) Espaço e Tempo: Europa, de 1914 a 1918.

c) Contexto Histórico: Imperialismo, Política de Alianças, Paz Armada.
d) Causas: Disputa de mercados imperialistas, Divergências político-econômicas, Revanchismos, Nacionalismo.
e) Evento: A guerra, O início, Blocos militares em conflito, Etapas, O término.
f) Consequências: Tratado de Versalhes, Fim da hegemonia européia, Surgimento de novas nações, EUA como potência mundial, Criação da Liga das Nações, Revanchismo alemão, Fortalecimento do nazi-fascismo.

Legal, não é? É trabalhoso também, mas vale a pena. Precisamos, urgentemente, romper com o ensino de história baseado na decoreba e este é um caminho legal.



fonte:  História Digital  -  www.historiadigital.org


2. DIFERENÇA ENTRE: RESUMO E RESENHA

A. Resumo: é quando pegamos as idéias principais de um texto e escrevemos com nossas próprias palavras.

Por ex.
 Invasões e Reinos Bárbaros
 Antecedentes
* Os romanos consideravam bárbaros todos aqueles que ficavam além das fronteiras do império e não falavam o latim.
* Apesar das diferenças culturais, romanos e bárbaros conviveram pacificamente durante os três primeiros séculos de nossa era.
* A maior parte dos bárbaros vivia na região denominada Germânia, além do rio Reno. Eram, assim, denominados povos germânicos . Estes povos tiveram um forte papel na formação da Europa.
* As relações eram geralmente amistosas. Os bárbaros se alistavam no exército, buscavam terras férteis e jovens dos dois povos se casavam.
* No entanto, a partir do século IV, estas relações começaram a mudar. 


Se

 A orientação é: FAÇA UM RESUMO DO TEXTO (este já está resumido)
teremos:

"Os romanos e os bárbaros (povos que viviam no império e não falavam latim) conviveram pacificamente até o século IV, quando as relações entre eles começaram a mudar."

BResenha: é quando lemos um texto e ao escrever sobre ele damos a nossa opinião sobre as idéias que estão lá.
Isso é mais complicado porque precisamos conhecer outras idéias sobre o assunto para emitirmos nossa opnião sobre ele.

Assim, utilizando o mesmo texto, se 
A orientação é: FAÇA UMA RESENHA SOBRE O TEXTO
teremos:

Alguns historiadores atribuem o fim do império romano as invasões bárbaras.
Esses povos são mostrados como sendo formado por guerreiros cruéis e impiedosos que invadiam o território romano apenas para destrui-lo.
O texto nos mostra um outro ponto de vista, que parece mais adequado ao que tem sido estudado pelos arqueólogos, pois, os bárbaros estavam inseridos no império e a desagregação deste fez com que alguns grupos se rebelassem e entrassem em guerra contra Roma, a partir do século IV, como diz o autor do texto.

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