terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

RESUMO SOBRE ILUMINISMO

Esse resumo foi retirado de um outro blog que darei os créditos e adaptado por mim, de acordo com as necessidades das minhas dinâmicas de aula.

texto original  
Adaptações: Aline Boldrin

Para você aprofundar e tirar suas dúvidas em relação ao Iluminismo, leia o resumo abaixo. Se tiver dúvidas pode postar a vontade.



1. Conceito
* Também denominado Ilustração , foi um movimento intelectual que surgiu na Europa, a partir do século XVII, que defendia o uso da razão (luz) contra o antigo regime (trevas).
* Este movimento promoveu mudanças políticas, econômicas e sociais, baseadas nos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade.

. Antigo Regime I
* Mas o que era o antigo regime , tão odiado pelos simpatizantes do iluminismo? O antigo regime correspondia a um período da Europa, onde a sociedade girava em torno do (a):
* 1- Absolutismo : prática política que defendia o poder total nas mãos de um rei.
* 2- Mercantilismo : prática econômica que, entre outras coisas, fazia o rei embolsar a maior parte das riquezas acumuladas.

3. Antigo Regime II
* 3- Sociedade Estamental : condição onde a posição social (status) de alguém depende do seu nascimento, e não das riquezas acumuladas.
* 4- Igreja Católica : a igreja geralmente estava alinhada aos interesses do rei.
* O antigo regime, então, era composto por instituições e modelos sócio-econômicos que iam contra os interesses da burguesia. Por este motivo, deveria ser substituído.



4. Filósofos Iluministas: John Locke
* Locke foi um filósofo inglês.
* Criou a obra “ Dois Tratados sobre o Governo ”, na qual descreve a condição do governo civil, assim como a justificativa para a sua existência e os requisitos necessários à sua viabilização.
* É considerado o pai do liberalismo moderno, filosofia política que defende a propriedade privada, a igualdade de todos perante a lei, a limitação do poder do governante e o livre mercado.
* As idéias republicanas , constitucionais e o direito ao voto surgiram a partir das idéias liberais.

5. Filósofos Iluministas: Montesquieu
* Montesquieu foi um filósofo francês.
* Criou a obra “ Do Espírito das Leis ”, na qual defendeu a separação dos três poderes do estado, ou seja, o Executivo, Legislativo e Judiciário.
* A idéia da separação dos três poderes tinha como objetivo limitar o poder do governante, para evitar abusos de autoridade, comum no Absolutismo.

6. Filósofos Iluministas: Voltaire
* Voltaire também foi um filósofo francês.
* Criou a obra “Dicionário Filosófico”. Suas idéias giravam em torno do direito à liberdade de expressão, religiosa e econômica.
* Para ele, o governo ideal era uma monarquia esclarecida (CONSTITUCIONAL, onde o rei deveria obedecer a constituição) , ou seja, o poder do rei mediado pela idéias iluministas.
* Era anticlerical e se posicionava contra as idéias da Igreja Católica.
* Foi autor da frase: “Posso não concordar com uma palavra que dizes, mas defendo até a morte o teu direito de dizê-las”.

7. Filósofos Iluministas: Rousseau
* Rousseau foi um filósofo suíço.
* Criou a obra “ Do Contrato Social ”, na qual defendeu que os homens nascem livres, sendo que a liberdade faz parte da natureza humana. Defende a democracia representativa.
* Foi autor da frase: "O homem é bom por natureza. É a sociedade que o corrompe".

8. Filósofos Iluministas: Diderot
* Diderot foi outro filósofo francês.
* Criou a obra “ Enciclopédia ”, em parceria com D’Alembert. Seu objetivo era reunir todo o conhecimento que a humanidade havia produzido até sua época.
* Foi autor da frase: “O homem só será livre quando o último déspota for estrangulado com as entranhas do último padre”.

9. Despotismo Esclarecido
* As idéias liberais do Iluminismo se disseminaram rapidamente pela população.
* Alguns reis absolutistas, com medo de perder o governo - ou mesmo a cabeça -, passaram a aceitar algumas idéias iluministas.
* Estes reis eram denominados Déspotas Esclarecidos , pois tentavam conciliar o jeito de governar absolutista com as idéias de progresso iluministas.
* Alguns representantes do despotismo esclarecido foram: Frederico II , da Prússia; Catarina II , da Rússia; e Marquês de Pombal , de Portugal.



10. Iluminismo e a Independência dos EUA (adaptado)

Antecedentes da independência das Treze Colônias 
*Em meados do século XVIII, a Coroa britânica tomou medidas para aumentar o controle sobre as Treze Colônias na América. Os colonos, influenciados pelos ideais iluministas de liberdade e autonomia, revoltaram- -se e organizaram um movimento de ruptura com a metrópole.
*Com a vitória britânica na Guerra dos Sete Anos (1756-1763), a Coroa expandiu seus domínios na América do Norte. A Coroa britânica estabeleceu uma política colonial restritiva, impondo medidas de controle comercial às Treze Colônias. 
*Os colonos reagiram contra as novas leis, e a Coroa britânica revogou a Lei do Selo e diminuiu a taxa da Lei do Açúcar. 
* Para recompor o tesouro após a guerra, a metrópole aumentou o controle sobre as colônias, que representavam um importante mercado consumidor de seus produtos industrializados. n 1733: Lei do Melaço n 1764: Lei do Açúcar n 1765: Lei do Selo n 1767: Atos Townshendend.

 Leis proibitivas e reação dos colonos 
*A Coroa concedeu o monopólio do comércio de chá à Companhia das Índias Orientais, por meio da Lei do Chá, em maio de 1773. Em dezembro de 1773, os colonos reagiram à Lei do Chá, lançando ao mar os carregamentos do produto transportados pela Companhia das Índias Orientais. O evento ficou conhecido como a Festa do Chá de Boston. 
*Em 1774, como reação ao evento de Boston, o Parlamento britânico aprovou as Leis Intoleráveis, que impunham novas sanções às Treze Colônias. Os colonos reagiram promovendo congressos para discutir a questão.
* No Primeiro Congresso Continental da Filadélfia (1774), buscaram negociar com o governo britânico. A metrópole intensificou a repressão, provocando o levante de setores conservadores do sul. 
*No Segundo Congresso Continental da Filadélfia (1776), foi aprovada a Declaração de Independência.

Independência dos Estados Unidos da América 

* Influenciados pelos ideais iluministas, os colonos fundaram uma república na América.
 *Em 1783, após anos de conflitos com as tropas coloniais, a Grã- -Bretanha finalmente reconheceu, pelo Tratado de Paris, a independência dos Estados Unidos. 
*Em 1787, foi aprovada a Constituição dos Estados Unidos, que estabeleceu: n a organização do Estado como uma república federativa e presidencialista;  a divisão do Estado em três poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário. 
*A Constituição garantiu as liberdades e os direitos dos cidadãos, mas manteve a escravidão para os africanos e seus descendentes e não concedeu direitos políticos aos indígenas e às mulheres.

Nenhum comentário:

livro - divulgação.

#Amazon Lancei meu primeiro conto em formato de e-book. Está disponível para venda na Amazon, Quem tem kindleunlimited pode ler gratuitament...