terça-feira, 14 de abril de 2015

História - Cruzadas - Definição, Objetivo e Fatores





SÉTIMOS ANOS ESSA É PRÁ VOCÊS!!!!

Canal Stood no youtube galera.
https://www.youtube.com/watch?v=6aJBVG0oizw

ADOREI!!!

HITS DO CHICO


TEM UM CANAL DE VIDEOS NO YOUTUBE QUE QUERO MUITO INDICAR PRÁ VCS, AMORES DA PRO:

História Chico Hits


ENDEREÇO: https://www.youtube.com/user/hitsdoChico/videos

TEM MUIITA COISA BACANA.
NÃO É PARA ESTUDAR CONCEITOS E TAL, MAS COMO UM COMPLEMENTO AO QUE JÁ FOI ESTUDADO.
VALE A PENA, O CHICO TEM TALENTO PRÁ CARAMBA!!
SOU FÃ!!
BEIJO DA PRO

VOU COMPARTILHAR UM VIDEO DELE PARA VOCÊS VEREM!!

segunda-feira, 13 de abril de 2015

PRA PENSAR


"O adolescente tropeça na hipocrisia e isto gera revolta, assim como o autoritarismo".
Arly Cravo - foco no afeto sobre o autoristarismo.

PRIMEIRO BIMESTRE ATIPICO

EU JURO QUE EU QUERO VOLTAR GENTE....
BOM PRIMEIRO BIMESTRE FINALIZADO.
NOTAS FECHADAS.
TUDO DIGITADO.
AGORA É ESPERAR.

COMEÇAR 2º BIMESTRE A TODO VAPOR E VOLTANDO PRÁ REDE.
BEIJOS A TODOS.
PRO ALINE


quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Informações Importantes

1. COMO ESTUDAR HISTÓRIA?

       

Método

1- Situe o fato no tempo e espaço: Saber quando e onde ocorreu determinado fato histórico é condição elementar para saber história.



2- Analise o contexto histórico: contexto histórico é o conjunto de acontecimentos que cerca o fato em questão. É o ponto mais importante do roteiro, pois mostra que não existem fatos isolados. A noção do contexto histórico rompe com a decoreba de conteúdos.



3- Conheça os antecedentes: antecedentes são as causas de determinado fato histórico, e estão interligados ao contexto histórico. As causas permitem entender os motivos que levaram ao fato.


4- Compreenda o fato: isto é, entenda o evento propriamente dito, através de suas características e seu significado histórico.


5- Perceba os seus desdobramentos: desdobramentos são as consequências do fato estudado. Conhecer as consequências permite estabeleceremos um gancho para analisar o próximo fato histórico.


Aplicação

Exemplo de aplicação deste roteiro:

a) Fato Histórico: Primeira Guerra Mundial.





b) Espaço e Tempo: Europa, de 1914 a 1918.

c) Contexto Histórico: Imperialismo, Política de Alianças, Paz Armada.
d) Causas: Disputa de mercados imperialistas, Divergências político-econômicas, Revanchismos, Nacionalismo.
e) Evento: A guerra, O início, Blocos militares em conflito, Etapas, O término.
f) Consequências: Tratado de Versalhes, Fim da hegemonia européia, Surgimento de novas nações, EUA como potência mundial, Criação da Liga das Nações, Revanchismo alemão, Fortalecimento do nazi-fascismo.

Legal, não é? É trabalhoso também, mas vale a pena. Precisamos, urgentemente, romper com o ensino de história baseado na decoreba e este é um caminho legal.



fonte:  História Digital  -  www.historiadigital.org


2. DIFERENÇA ENTRE: RESUMO E RESENHA

A. Resumo: é quando pegamos as idéias principais de um texto e escrevemos com nossas próprias palavras.

Por ex.
 Invasões e Reinos Bárbaros
 Antecedentes
* Os romanos consideravam bárbaros todos aqueles que ficavam além das fronteiras do império e não falavam o latim.
* Apesar das diferenças culturais, romanos e bárbaros conviveram pacificamente durante os três primeiros séculos de nossa era.
* A maior parte dos bárbaros vivia na região denominada Germânia, além do rio Reno. Eram, assim, denominados povos germânicos . Estes povos tiveram um forte papel na formação da Europa.
* As relações eram geralmente amistosas. Os bárbaros se alistavam no exército, buscavam terras férteis e jovens dos dois povos se casavam.
* No entanto, a partir do século IV, estas relações começaram a mudar. 


Se

 A orientação é: FAÇA UM RESUMO DO TEXTO (este já está resumido)
teremos:

"Os romanos e os bárbaros (povos que viviam no império e não falavam latim) conviveram pacificamente até o século IV, quando as relações entre eles começaram a mudar."

BResenha: é quando lemos um texto e ao escrever sobre ele damos a nossa opinião sobre as idéias que estão lá.
Isso é mais complicado porque precisamos conhecer outras idéias sobre o assunto para emitirmos nossa opnião sobre ele.

Assim, utilizando o mesmo texto, se 
A orientação é: FAÇA UMA RESENHA SOBRE O TEXTO
teremos:

Alguns historiadores atribuem o fim do império romano as invasões bárbaras.
Esses povos são mostrados como sendo formado por guerreiros cruéis e impiedosos que invadiam o território romano apenas para destrui-lo.
O texto nos mostra um outro ponto de vista, que parece mais adequado ao que tem sido estudado pelos arqueólogos, pois, os bárbaros estavam inseridos no império e a desagregação deste fez com que alguns grupos se rebelassem e entrassem em guerra contra Roma, a partir do século IV, como diz o autor do texto.

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

2015 - re - começo

Queridos Alunos

Este ano será um recomeço do meu contato virtual com vocês.
Andei um pouco afastada e diria até mesmo desanimada das midias digitais, mas refletindo, acho que não é esse o caminho.
Amanhã conhecerei os novos colegas, coordenação e as classes com que vou trabalhar em 2015, bem como as disciplinas que vou ministrar, se além de história e da eletiva terei alguma da parte diversificada.
Então, achei que seria legal, já começar agiliar este espaço para que vocês comecem, ou em alguns casos, re-comecem a tomar contato com o blog e com a fan page como lugares em que vocês podem buscar informações, e tirar dúvidas diretamente comigo quando necessário e deixar seus comentários - é claro!
Espero que vcs gostem do blog, quero repagina-lo.
Beijos a todos.

pro Aline.

terça-feira, 20 de maio de 2014

SOBRE TRABALHOS ESCOLARES PARA SEREM ENTREGUES POR ESCRITO:

Ao realizar um trabalho escolar, a partir da 7ª série/ 8º ano, os alunos devem respeitar algumas regras de apresentação desses trabalhos.

Todos os trabalhos devem ter:

1. Capa

2. Indice

3. Introdução

4. Desenvolvimento

5. Conclusão

6. Bibliografia.


1. A CAPA – em folha de sulfite A4 ou papel almaço.

Tem a seguinte apresentação (onde as informações aparecem é importante).


NOME DA ESCOLA

E. E. E. I.  Maria Guilhermina Lopes Fagundes 




TÍTULO DO TRABALHO 

TRABALHO INFANTIL ONTEM E HOJE 




Identificação Aluno - Bianca Silveira nº 04 9º Ano B 

Identificação Professor -  Profa.: Aline B. Beltrame
Nome Matéria - Disciplina: História 




Local (cidade), data (mês e ano) 
Santa Bárbara d´Oeste, Fevereiro 2013 



2. O INDICE - onde são colocados os títulos de cada parte do trabalho e sua respectiva página.

Exemplo de apresentação:

Indice:

1. Indtrodução ---------------- p.03


2. Desenvolvimento ------- p.04


3. Conclusão ----------------- p.10


4. Bibliografia -------------- p.11


3.  A INTRODUÇÃO – deve explicar sobre o que o trabalho irá falar.

EXEMPLO: trabalho infantil ontem e hoje.

De acordo com o que estudamos nas aulas de história, sobre o desenvolvimento da indústria na Inglaterra do século XVIII e de relatos de crianças e adolescentes que trabalhavam  por muitas horas e sem condições de higiene e saúde, o  objetivo deste trabalho é comparar o tipo de exploração de trabalho infantil que existiu no inicio da Revolução Industrial com o que acontece hoje em nosso país. Para isso buscamos denúncias sobre esse tipo de trabalho na imprensa brasileira  e também nos informando sobre a legislação que protege a criança e o adolescente desse tipo de maus-tratos (ECA).

4. O DESENVOLVIMENTO -  deve conter o conteúdo do trabalho em si e deve ser subdividido de acordo com o que foi pedido.

EXEMPLO: trabalho infantil ontem e hoje.

I. O trabalho infantil na Inglaterra da revolução industrial:
- histórico
- relatos
- fotos

II. O trabalho infantil no Brasil século XXI:
- histórico
- noticias (denúncias)
- fotos

III. O ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente:
- Quando e porque o ECA foi criado
- O que ele diz sobre o trabalho infantil.

IV. Entrevista
- entrevista feita com uma pessoa que tenha trabalhado durante a infância, relatando essa experiência do ponto de vista da exploração da mão de obra.

5. A CONCLUSÃO -  o que aprendi com o trabalho?

EXEMPLO: trabalho infantil ontem e hoje.

Este trabalho me fez perceber a importância de o Brasil ter um documento como o ECA para proteger as crianças e os adolescentes da exploração econômica, visto que desde a época da revolução industrial o trabalho infantil é usado impunemente para enriquecer os donos das fábricas, pude também perceber que apesar disso, ainda muitas crianças sofrem com as condições de vida paupérrimas em que estão e precisam trabalhar em condições insalubres, ainda muito pequenas, para ajudar as famílias.

6. A BIBLIOGRAFIA – onde escrevemos os lugares de onde retiramos as informações.

Existe um jeito correto de fazer isso – VEJAMOS -  de onde podemos retirar informações?

I. Livros – como colocar os livros na bibliografia?

Exemplo – livro usado: “História econômica do Brasil” de Celso Furtado

SOBRENOME DO AUTOR, Nome – “Nome do livro” – edição, ano, editora, p.
FURTADO, Celso – “História econômica do Brasil” – 10ª edição, 1995, Cia das Letras, p. 206.

II. Revistas e Jornais – como aparecem na bibliografia?

Exemplo: Revista Veja e Jornal Folha de São Paulo

NOME DO JORNAL OU REVISTA, nº da edição, data, dia da semana;caderno ou suplemento, “nome da matéria ou reportagem”, p.
VEJA, Edição 1523, 21/10/1999, Segunda–Feira, Suplemento Literário, “Clarice Lispector”, p. 56.
FOLHA DE SÃO PAULO – Edição 125, 30/ 08/2000, Domingo, Caderno de Esportes, “Clássico no Morumbi hoje as 16h”, p. 02.

III. Internet – como colocar sites e páginas internet.

Exemplo: site História Digital

NOME DO SITE – endereço eletrônico – data de acesso
HISTÓRIA DIGITAL – www.historiadigital.org  - acessado em 13/09/2012

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