terça-feira, 14 de abril de 2015
História - Cruzadas - Definição, Objetivo e Fatores
SÉTIMOS ANOS ESSA É PRÁ VOCÊS!!!!
Canal Stood no youtube galera.
https://www.youtube.com/watch?v=6aJBVG0oizw
ADOREI!!!
HITS DO CHICO
TEM UM CANAL DE VIDEOS NO YOUTUBE QUE QUERO MUITO INDICAR PRÁ VCS, AMORES DA PRO:
História Chico Hits
ENDEREÇO: https://www.youtube.com/user/hitsdoChico/videos
TEM MUIITA COISA BACANA.
NÃO É PARA ESTUDAR CONCEITOS E TAL, MAS COMO UM COMPLEMENTO AO QUE JÁ FOI ESTUDADO.
VALE A PENA, O CHICO TEM TALENTO PRÁ CARAMBA!!
SOU FÃ!!
BEIJO DA PRO
VOU COMPARTILHAR UM VIDEO DELE PARA VOCÊS VEREM!!
segunda-feira, 13 de abril de 2015
PRA PENSAR
"O adolescente tropeça na hipocrisia e isto gera revolta, assim como o autoritarismo".
Arly Cravo - foco no afeto sobre o autoristarismo.
PRIMEIRO BIMESTRE ATIPICO
EU JURO QUE EU QUERO VOLTAR GENTE....
BOM PRIMEIRO BIMESTRE FINALIZADO.
NOTAS FECHADAS.
TUDO DIGITADO.
AGORA É ESPERAR.
COMEÇAR 2º BIMESTRE A TODO VAPOR E VOLTANDO PRÁ REDE.
BEIJOS A TODOS.
PRO ALINE
BOM PRIMEIRO BIMESTRE FINALIZADO.
NOTAS FECHADAS.
TUDO DIGITADO.
AGORA É ESPERAR.
COMEÇAR 2º BIMESTRE A TODO VAPOR E VOLTANDO PRÁ REDE.
BEIJOS A TODOS.
PRO ALINE
quarta-feira, 28 de janeiro de 2015
Informações Importantes
1. COMO ESTUDAR HISTÓRIA?
Método
1- Situe o fato no tempo e espaço: Saber quando e onde ocorreu determinado fato histórico é condição elementar para saber história.
2- Analise o contexto histórico: contexto histórico é o conjunto de acontecimentos que cerca o fato em questão. É o ponto mais importante do roteiro, pois mostra que não existem fatos isolados. A noção do contexto histórico rompe com a decoreba de conteúdos.
3- Conheça os antecedentes: antecedentes são as causas de determinado fato histórico, e estão interligados ao contexto histórico. As causas permitem entender os motivos que levaram ao fato.
4- Compreenda o fato: isto é, entenda o evento propriamente dito, através de suas características e seu significado histórico.
5- Perceba os seus desdobramentos: desdobramentos são as consequências do fato estudado. Conhecer as consequências permite estabeleceremos um gancho para analisar o próximo fato histórico.
Aplicação
Exemplo de aplicação deste roteiro:
a) Fato Histórico: Primeira Guerra Mundial.

b) Espaço e Tempo: Europa, de 1914 a 1918.
c) Contexto Histórico: Imperialismo, Política de Alianças, Paz Armada.
d) Causas: Disputa de mercados imperialistas, Divergências político-econômicas, Revanchismos, Nacionalismo.
e) Evento: A guerra, O início, Blocos militares em conflito, Etapas, O término.
f) Consequências: Tratado de Versalhes, Fim da hegemonia européia, Surgimento de novas nações, EUA como potência mundial, Criação da Liga das Nações, Revanchismo alemão, Fortalecimento do nazi-fascismo.
Legal, não é? É trabalhoso também, mas vale a pena. Precisamos, urgentemente, romper com o ensino de história baseado na decoreba e este é um caminho legal.
Método
1- Situe o fato no tempo e espaço: Saber quando e onde ocorreu determinado fato histórico é condição elementar para saber história.
2- Analise o contexto histórico: contexto histórico é o conjunto de acontecimentos que cerca o fato em questão. É o ponto mais importante do roteiro, pois mostra que não existem fatos isolados. A noção do contexto histórico rompe com a decoreba de conteúdos.
3- Conheça os antecedentes: antecedentes são as causas de determinado fato histórico, e estão interligados ao contexto histórico. As causas permitem entender os motivos que levaram ao fato.
4- Compreenda o fato: isto é, entenda o evento propriamente dito, através de suas características e seu significado histórico.
5- Perceba os seus desdobramentos: desdobramentos são as consequências do fato estudado. Conhecer as consequências permite estabeleceremos um gancho para analisar o próximo fato histórico.
Exemplo de aplicação deste roteiro:
a) Fato Histórico: Primeira Guerra Mundial.

b) Espaço e Tempo: Europa, de 1914 a 1918.
c) Contexto Histórico: Imperialismo, Política de Alianças, Paz Armada.
d) Causas: Disputa de mercados imperialistas, Divergências político-econômicas, Revanchismos, Nacionalismo.
e) Evento: A guerra, O início, Blocos militares em conflito, Etapas, O término.
f) Consequências: Tratado de Versalhes, Fim da hegemonia européia, Surgimento de novas nações, EUA como potência mundial, Criação da Liga das Nações, Revanchismo alemão, Fortalecimento do nazi-fascismo.
Legal, não é? É trabalhoso também, mas vale a pena. Precisamos, urgentemente, romper com o ensino de história baseado na decoreba e este é um caminho legal.
fonte: História Digital - www.historiadigital.org
2. DIFERENÇA ENTRE: RESUMO E RESENHA
A. Resumo: é quando pegamos as idéias principais de um texto e escrevemos com nossas próprias palavras.
Por ex.:
Invasões e Reinos Bárbaros
Antecedentes
* Os romanos consideravam bárbaros todos aqueles que ficavam além das fronteiras do império e não falavam o latim.
* Apesar das diferenças culturais, romanos e bárbaros conviveram pacificamente durante os três primeiros séculos de nossa era.
* A maior parte dos bárbaros vivia na região denominada Germânia, além do rio Reno. Eram, assim, denominados povos germânicos . Estes povos tiveram um forte papel na formação da Europa.
* As relações eram geralmente amistosas. Os bárbaros se alistavam no exército, buscavam terras férteis e jovens dos dois povos se casavam.
* No entanto, a partir do século IV, estas relações começaram a mudar.
Se
A orientação é: FAÇA UM RESUMO DO TEXTO (este já está resumido)
teremos:
"Os romanos e os bárbaros (povos que viviam no império e não falavam latim) conviveram pacificamente até o século IV, quando as relações entre eles começaram a mudar."
B. Resenha: é quando lemos um texto e ao escrever sobre ele damos a nossa opinião sobre as idéias que estão lá.
Isso é mais complicado porque precisamos conhecer outras idéias sobre o assunto para emitirmos nossa opnião sobre ele.
Assim, utilizando o mesmo texto, se
A orientação é: FAÇA UMA RESENHA SOBRE O TEXTO
teremos:
Alguns historiadores atribuem o fim do império romano as invasões bárbaras.
Esses povos são mostrados como sendo formado por guerreiros cruéis e impiedosos que invadiam o território romano apenas para destrui-lo.
O texto nos mostra um outro ponto de vista, que parece mais adequado ao que tem sido estudado pelos arqueólogos, pois, os bárbaros estavam inseridos no império e a desagregação deste fez com que alguns grupos se rebelassem e entrassem em guerra contra Roma, a partir do século IV, como diz o autor do texto.
A. Resumo: é quando pegamos as idéias principais de um texto e escrevemos com nossas próprias palavras.
Por ex.:
Invasões e Reinos Bárbaros
Antecedentes
* Os romanos consideravam bárbaros todos aqueles que ficavam além das fronteiras do império e não falavam o latim.
* Apesar das diferenças culturais, romanos e bárbaros conviveram pacificamente durante os três primeiros séculos de nossa era.
* A maior parte dos bárbaros vivia na região denominada Germânia, além do rio Reno. Eram, assim, denominados povos germânicos . Estes povos tiveram um forte papel na formação da Europa.
* As relações eram geralmente amistosas. Os bárbaros se alistavam no exército, buscavam terras férteis e jovens dos dois povos se casavam.
* No entanto, a partir do século IV, estas relações começaram a mudar.
Se
A orientação é: FAÇA UM RESUMO DO TEXTO (este já está resumido)
teremos:
"Os romanos e os bárbaros (povos que viviam no império e não falavam latim) conviveram pacificamente até o século IV, quando as relações entre eles começaram a mudar."
B. Resenha: é quando lemos um texto e ao escrever sobre ele damos a nossa opinião sobre as idéias que estão lá.
Isso é mais complicado porque precisamos conhecer outras idéias sobre o assunto para emitirmos nossa opnião sobre ele.
Assim, utilizando o mesmo texto, se
A orientação é: FAÇA UMA RESENHA SOBRE O TEXTO
teremos:
Alguns historiadores atribuem o fim do império romano as invasões bárbaras.
Esses povos são mostrados como sendo formado por guerreiros cruéis e impiedosos que invadiam o território romano apenas para destrui-lo.
O texto nos mostra um outro ponto de vista, que parece mais adequado ao que tem sido estudado pelos arqueólogos, pois, os bárbaros estavam inseridos no império e a desagregação deste fez com que alguns grupos se rebelassem e entrassem em guerra contra Roma, a partir do século IV, como diz o autor do texto.
terça-feira, 20 de janeiro de 2015
2015 - re - começo
Queridos Alunos
Este ano será um recomeço do meu contato virtual com vocês.
Andei um pouco afastada e diria até mesmo desanimada das midias digitais, mas refletindo, acho que não é esse o caminho.
Amanhã conhecerei os novos colegas, coordenação e as classes com que vou trabalhar em 2015, bem como as disciplinas que vou ministrar, se além de história e da eletiva terei alguma da parte diversificada.
Então, achei que seria legal, já começar agiliar este espaço para que vocês comecem, ou em alguns casos, re-comecem a tomar contato com o blog e com a fan page como lugares em que vocês podem buscar informações, e tirar dúvidas diretamente comigo quando necessário e deixar seus comentários - é claro!
Espero que vcs gostem do blog, quero repagina-lo.
Beijos a todos.
pro Aline.
Este ano será um recomeço do meu contato virtual com vocês.
Andei um pouco afastada e diria até mesmo desanimada das midias digitais, mas refletindo, acho que não é esse o caminho.
Amanhã conhecerei os novos colegas, coordenação e as classes com que vou trabalhar em 2015, bem como as disciplinas que vou ministrar, se além de história e da eletiva terei alguma da parte diversificada.
Então, achei que seria legal, já começar agiliar este espaço para que vocês comecem, ou em alguns casos, re-comecem a tomar contato com o blog e com a fan page como lugares em que vocês podem buscar informações, e tirar dúvidas diretamente comigo quando necessário e deixar seus comentários - é claro!
Espero que vcs gostem do blog, quero repagina-lo.
Beijos a todos.
pro Aline.
terça-feira, 20 de maio de 2014
SOBRE TRABALHOS ESCOLARES PARA SEREM ENTREGUES POR ESCRITO:
Ao realizar um trabalho escolar, a partir da 7ª série/ 8º
ano, os alunos devem respeitar algumas regras de apresentação desses
trabalhos.
1. Capa
2. Indice
3. Introdução
4. Desenvolvimento
5. Conclusão
6. Bibliografia.
Tem a seguinte apresentação (onde as informações aparecem é importante).
Todos os trabalhos
devem ter:
2. Indice
3. Introdução
4. Desenvolvimento
5. Conclusão
6. Bibliografia.
1. A CAPA – em folha de sulfite A4
ou papel almaço.
Tem a seguinte apresentação (onde as informações aparecem é importante).
NOME DA ESCOLA
E. E. E. I. Maria Guilhermina Lopes Fagundes
TÍTULO DO TRABALHO
TRABALHO INFANTIL ONTEM E HOJE
Identificação Aluno - Bianca Silveira nº 04 9º Ano B
Identificação Professor - Profa.: Aline B. Beltrame
Nome Matéria - Disciplina: História
Local (cidade), data (mês e ano)
Santa Bárbara d´Oeste, Fevereiro 2013
2. O
INDICE - onde são colocados os títulos de cada parte do trabalho e sua
respectiva página.
Exemplo
de apresentação:
Indice: 1. Indtrodução ---------------- p.03 2. Desenvolvimento ------- p.04 3. Conclusão ----------------- p.10 4. Bibliografia -------------- p.11 |
3. A INTRODUÇÃO – deve explicar sobre o que o
trabalho irá falar.
EXEMPLO:
trabalho infantil ontem e hoje.
De
acordo com o que estudamos nas aulas de história, sobre o desenvolvimento da
indústria na Inglaterra do século XVIII e de relatos de crianças e adolescentes
que trabalhavam por muitas horas e sem
condições de higiene e saúde, o objetivo
deste trabalho é comparar o tipo de exploração de trabalho infantil que existiu
no inicio da Revolução Industrial com o que acontece hoje em nosso país. Para
isso buscamos denúncias sobre esse tipo de trabalho na imprensa brasileira e também nos informando sobre a legislação
que protege a criança e o adolescente desse tipo de maus-tratos (ECA).
4. O
DESENVOLVIMENTO - deve conter o conteúdo
do trabalho em si e deve ser subdividido de acordo com o que foi pedido.
EXEMPLO:
trabalho infantil ontem e hoje.
I.
O trabalho infantil na Inglaterra da revolução industrial:
-
histórico
-
relatos
-
fotos
II.
O trabalho infantil no Brasil século XXI:
-
histórico
-
noticias (denúncias)
-
fotos
III.
O ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente:
-
Quando e porque o ECA foi criado
-
O que ele diz sobre o trabalho infantil.
IV.
Entrevista
-
entrevista feita com uma pessoa que tenha trabalhado durante a infância,
relatando essa experiência do ponto de vista da exploração da mão de obra.
5. A
CONCLUSÃO - o que aprendi com o
trabalho?
EXEMPLO:
trabalho infantil ontem e hoje.
Este
trabalho me fez perceber a importância de o Brasil ter um documento como o ECA
para proteger as crianças e os adolescentes da exploração econômica, visto que
desde a época da revolução industrial o trabalho infantil é usado impunemente
para enriquecer os donos das fábricas, pude também perceber que apesar disso,
ainda muitas crianças sofrem com as condições de vida paupérrimas em que estão
e precisam trabalhar em condições insalubres, ainda muito pequenas, para ajudar
as famílias.
6. A
BIBLIOGRAFIA – onde escrevemos os lugares de onde retiramos as informações.
Existe
um jeito correto de fazer isso – VEJAMOS -
de onde podemos retirar informações?
I. Livros – como colocar os livros na bibliografia?
Exemplo
– livro usado: “História econômica do Brasil” de Celso Furtado
SOBRENOME
DO AUTOR, Nome – “Nome do livro” – edição, ano, editora, p.
FURTADO,
Celso – “História econômica do Brasil” – 10ª edição, 1995, Cia das Letras, p.
206.
II.
Revistas e Jornais – como aparecem na
bibliografia?
Exemplo:
Revista Veja e Jornal Folha de São Paulo
NOME
DO JORNAL OU REVISTA, nº da edição, data, dia da semana;caderno ou suplemento, “nome
da matéria ou reportagem”, p.
VEJA,
Edição 1523, 21/10/1999, Segunda–Feira, Suplemento Literário, “Clarice
Lispector”, p. 56.
FOLHA
DE SÃO PAULO – Edição 125, 30/ 08/2000, Domingo, Caderno de Esportes, “Clássico
no Morumbi hoje as 16h”, p. 02.
III.
Internet – como colocar sites e páginas
internet.
Exemplo:
site História Digital
NOME
DO SITE – endereço eletrônico – data de acesso
HISTÓRIA
DIGITAL – www.historiadigital.org - acessado em 13/09/2012
Assinar:
Postagens (Atom)
livro - divulgação.
#Amazon Lancei meu primeiro conto em formato de e-book. Está disponível para venda na Amazon, Quem tem kindleunlimited pode ler gratuitament...

-
Esse resumo foi retirado de um outro blog que darei os créditos e adaptado por mim, de acordo com as necessidades das minhas dinâmicas de au...
-
Não sei se irei postar todos os dias, porém, a ideia é retomar a frequência do blog. Dividir ideias - inhas ou de outras pessoas. Perrengue...