terça-feira, 14 de abril de 2015
HITS DO CHICO
TEM UM CANAL DE VIDEOS NO YOUTUBE QUE QUERO MUITO INDICAR PRÁ VCS, AMORES DA PRO:
História Chico Hits
ENDEREÇO: https://www.youtube.com/user/hitsdoChico/videos
TEM MUIITA COISA BACANA.
NÃO É PARA ESTUDAR CONCEITOS E TAL, MAS COMO UM COMPLEMENTO AO QUE JÁ FOI ESTUDADO.
VALE A PENA, O CHICO TEM TALENTO PRÁ CARAMBA!!
SOU FÃ!!
BEIJO DA PRO
VOU COMPARTILHAR UM VIDEO DELE PARA VOCÊS VEREM!!
segunda-feira, 13 de abril de 2015
PRA PENSAR
"O adolescente tropeça na hipocrisia e isto gera revolta, assim como o autoritarismo".
Arly Cravo - foco no afeto sobre o autoristarismo.
PRIMEIRO BIMESTRE ATIPICO
EU JURO QUE EU QUERO VOLTAR GENTE....
BOM PRIMEIRO BIMESTRE FINALIZADO.
NOTAS FECHADAS.
TUDO DIGITADO.
AGORA É ESPERAR.
COMEÇAR 2º BIMESTRE A TODO VAPOR E VOLTANDO PRÁ REDE.
BEIJOS A TODOS.
PRO ALINE
BOM PRIMEIRO BIMESTRE FINALIZADO.
NOTAS FECHADAS.
TUDO DIGITADO.
AGORA É ESPERAR.
COMEÇAR 2º BIMESTRE A TODO VAPOR E VOLTANDO PRÁ REDE.
BEIJOS A TODOS.
PRO ALINE
quarta-feira, 28 de janeiro de 2015
Informações Importantes
1. COMO ESTUDAR HISTÓRIA?
Método
1- Situe o fato no tempo e espaço: Saber quando e onde ocorreu determinado fato histórico é condição elementar para saber história.
2- Analise o contexto histórico: contexto histórico é o conjunto de acontecimentos que cerca o fato em questão. É o ponto mais importante do roteiro, pois mostra que não existem fatos isolados. A noção do contexto histórico rompe com a decoreba de conteúdos.
3- Conheça os antecedentes: antecedentes são as causas de determinado fato histórico, e estão interligados ao contexto histórico. As causas permitem entender os motivos que levaram ao fato.
4- Compreenda o fato: isto é, entenda o evento propriamente dito, através de suas características e seu significado histórico.
5- Perceba os seus desdobramentos: desdobramentos são as consequências do fato estudado. Conhecer as consequências permite estabeleceremos um gancho para analisar o próximo fato histórico.
Aplicação
Exemplo de aplicação deste roteiro:
a) Fato Histórico: Primeira Guerra Mundial.

b) Espaço e Tempo: Europa, de 1914 a 1918.
c) Contexto Histórico: Imperialismo, Política de Alianças, Paz Armada.
d) Causas: Disputa de mercados imperialistas, Divergências político-econômicas, Revanchismos, Nacionalismo.
e) Evento: A guerra, O início, Blocos militares em conflito, Etapas, O término.
f) Consequências: Tratado de Versalhes, Fim da hegemonia européia, Surgimento de novas nações, EUA como potência mundial, Criação da Liga das Nações, Revanchismo alemão, Fortalecimento do nazi-fascismo.
Legal, não é? É trabalhoso também, mas vale a pena. Precisamos, urgentemente, romper com o ensino de história baseado na decoreba e este é um caminho legal.
Método
1- Situe o fato no tempo e espaço: Saber quando e onde ocorreu determinado fato histórico é condição elementar para saber história.
2- Analise o contexto histórico: contexto histórico é o conjunto de acontecimentos que cerca o fato em questão. É o ponto mais importante do roteiro, pois mostra que não existem fatos isolados. A noção do contexto histórico rompe com a decoreba de conteúdos.
3- Conheça os antecedentes: antecedentes são as causas de determinado fato histórico, e estão interligados ao contexto histórico. As causas permitem entender os motivos que levaram ao fato.
4- Compreenda o fato: isto é, entenda o evento propriamente dito, através de suas características e seu significado histórico.
5- Perceba os seus desdobramentos: desdobramentos são as consequências do fato estudado. Conhecer as consequências permite estabeleceremos um gancho para analisar o próximo fato histórico.
Exemplo de aplicação deste roteiro:
a) Fato Histórico: Primeira Guerra Mundial.

b) Espaço e Tempo: Europa, de 1914 a 1918.
c) Contexto Histórico: Imperialismo, Política de Alianças, Paz Armada.
d) Causas: Disputa de mercados imperialistas, Divergências político-econômicas, Revanchismos, Nacionalismo.
e) Evento: A guerra, O início, Blocos militares em conflito, Etapas, O término.
f) Consequências: Tratado de Versalhes, Fim da hegemonia européia, Surgimento de novas nações, EUA como potência mundial, Criação da Liga das Nações, Revanchismo alemão, Fortalecimento do nazi-fascismo.
Legal, não é? É trabalhoso também, mas vale a pena. Precisamos, urgentemente, romper com o ensino de história baseado na decoreba e este é um caminho legal.
fonte: História Digital - www.historiadigital.org
2. DIFERENÇA ENTRE: RESUMO E RESENHA
A. Resumo: é quando pegamos as idéias principais de um texto e escrevemos com nossas próprias palavras.
Por ex.:
Invasões e Reinos Bárbaros
Antecedentes
* Os romanos consideravam bárbaros todos aqueles que ficavam além das fronteiras do império e não falavam o latim.
* Apesar das diferenças culturais, romanos e bárbaros conviveram pacificamente durante os três primeiros séculos de nossa era.
* A maior parte dos bárbaros vivia na região denominada Germânia, além do rio Reno. Eram, assim, denominados povos germânicos . Estes povos tiveram um forte papel na formação da Europa.
* As relações eram geralmente amistosas. Os bárbaros se alistavam no exército, buscavam terras férteis e jovens dos dois povos se casavam.
* No entanto, a partir do século IV, estas relações começaram a mudar.
Se
A orientação é: FAÇA UM RESUMO DO TEXTO (este já está resumido)
teremos:
"Os romanos e os bárbaros (povos que viviam no império e não falavam latim) conviveram pacificamente até o século IV, quando as relações entre eles começaram a mudar."
B. Resenha: é quando lemos um texto e ao escrever sobre ele damos a nossa opinião sobre as idéias que estão lá.
Isso é mais complicado porque precisamos conhecer outras idéias sobre o assunto para emitirmos nossa opnião sobre ele.
Assim, utilizando o mesmo texto, se
A orientação é: FAÇA UMA RESENHA SOBRE O TEXTO
teremos:
Alguns historiadores atribuem o fim do império romano as invasões bárbaras.
Esses povos são mostrados como sendo formado por guerreiros cruéis e impiedosos que invadiam o território romano apenas para destrui-lo.
O texto nos mostra um outro ponto de vista, que parece mais adequado ao que tem sido estudado pelos arqueólogos, pois, os bárbaros estavam inseridos no império e a desagregação deste fez com que alguns grupos se rebelassem e entrassem em guerra contra Roma, a partir do século IV, como diz o autor do texto.
A. Resumo: é quando pegamos as idéias principais de um texto e escrevemos com nossas próprias palavras.
Por ex.:
Invasões e Reinos Bárbaros
Antecedentes
* Os romanos consideravam bárbaros todos aqueles que ficavam além das fronteiras do império e não falavam o latim.
* Apesar das diferenças culturais, romanos e bárbaros conviveram pacificamente durante os três primeiros séculos de nossa era.
* A maior parte dos bárbaros vivia na região denominada Germânia, além do rio Reno. Eram, assim, denominados povos germânicos . Estes povos tiveram um forte papel na formação da Europa.
* As relações eram geralmente amistosas. Os bárbaros se alistavam no exército, buscavam terras férteis e jovens dos dois povos se casavam.
* No entanto, a partir do século IV, estas relações começaram a mudar.
Se
A orientação é: FAÇA UM RESUMO DO TEXTO (este já está resumido)
teremos:
"Os romanos e os bárbaros (povos que viviam no império e não falavam latim) conviveram pacificamente até o século IV, quando as relações entre eles começaram a mudar."
B. Resenha: é quando lemos um texto e ao escrever sobre ele damos a nossa opinião sobre as idéias que estão lá.
Isso é mais complicado porque precisamos conhecer outras idéias sobre o assunto para emitirmos nossa opnião sobre ele.
Assim, utilizando o mesmo texto, se
A orientação é: FAÇA UMA RESENHA SOBRE O TEXTO
teremos:
Alguns historiadores atribuem o fim do império romano as invasões bárbaras.
Esses povos são mostrados como sendo formado por guerreiros cruéis e impiedosos que invadiam o território romano apenas para destrui-lo.
O texto nos mostra um outro ponto de vista, que parece mais adequado ao que tem sido estudado pelos arqueólogos, pois, os bárbaros estavam inseridos no império e a desagregação deste fez com que alguns grupos se rebelassem e entrassem em guerra contra Roma, a partir do século IV, como diz o autor do texto.
terça-feira, 20 de janeiro de 2015
2015 - re - começo
Queridos Alunos
Este ano será um recomeço do meu contato virtual com vocês.
Andei um pouco afastada e diria até mesmo desanimada das midias digitais, mas refletindo, acho que não é esse o caminho.
Amanhã conhecerei os novos colegas, coordenação e as classes com que vou trabalhar em 2015, bem como as disciplinas que vou ministrar, se além de história e da eletiva terei alguma da parte diversificada.
Então, achei que seria legal, já começar agiliar este espaço para que vocês comecem, ou em alguns casos, re-comecem a tomar contato com o blog e com a fan page como lugares em que vocês podem buscar informações, e tirar dúvidas diretamente comigo quando necessário e deixar seus comentários - é claro!
Espero que vcs gostem do blog, quero repagina-lo.
Beijos a todos.
pro Aline.
Este ano será um recomeço do meu contato virtual com vocês.
Andei um pouco afastada e diria até mesmo desanimada das midias digitais, mas refletindo, acho que não é esse o caminho.
Amanhã conhecerei os novos colegas, coordenação e as classes com que vou trabalhar em 2015, bem como as disciplinas que vou ministrar, se além de história e da eletiva terei alguma da parte diversificada.
Então, achei que seria legal, já começar agiliar este espaço para que vocês comecem, ou em alguns casos, re-comecem a tomar contato com o blog e com a fan page como lugares em que vocês podem buscar informações, e tirar dúvidas diretamente comigo quando necessário e deixar seus comentários - é claro!
Espero que vcs gostem do blog, quero repagina-lo.
Beijos a todos.
pro Aline.
terça-feira, 20 de maio de 2014
SOBRE TRABALHOS ESCOLARES PARA SEREM ENTREGUES POR ESCRITO:
Ao realizar um trabalho escolar, a partir da 7ª série/ 8º
ano, os alunos devem respeitar algumas regras de apresentação desses
trabalhos.
1. Capa
2. Indice
3. Introdução
4. Desenvolvimento
5. Conclusão
6. Bibliografia.
Tem a seguinte apresentação (onde as informações aparecem é importante).
Todos os trabalhos
devem ter:
2. Indice
3. Introdução
4. Desenvolvimento
5. Conclusão
6. Bibliografia.
1. A CAPA – em folha de sulfite A4
ou papel almaço.
Tem a seguinte apresentação (onde as informações aparecem é importante).
NOME DA ESCOLA
E. E. E. I. Maria Guilhermina Lopes Fagundes
TÍTULO DO TRABALHO
TRABALHO INFANTIL ONTEM E HOJE
Identificação Aluno - Bianca Silveira nº 04 9º Ano B
Identificação Professor - Profa.: Aline B. Beltrame
Nome Matéria - Disciplina: História
Local (cidade), data (mês e ano)
Santa Bárbara d´Oeste, Fevereiro 2013
2. O
INDICE - onde são colocados os títulos de cada parte do trabalho e sua
respectiva página.
Exemplo
de apresentação:
Indice: 1. Indtrodução ---------------- p.03 2. Desenvolvimento ------- p.04 3. Conclusão ----------------- p.10 4. Bibliografia -------------- p.11 |
3. A INTRODUÇÃO – deve explicar sobre o que o
trabalho irá falar.
EXEMPLO:
trabalho infantil ontem e hoje.
De
acordo com o que estudamos nas aulas de história, sobre o desenvolvimento da
indústria na Inglaterra do século XVIII e de relatos de crianças e adolescentes
que trabalhavam por muitas horas e sem
condições de higiene e saúde, o objetivo
deste trabalho é comparar o tipo de exploração de trabalho infantil que existiu
no inicio da Revolução Industrial com o que acontece hoje em nosso país. Para
isso buscamos denúncias sobre esse tipo de trabalho na imprensa brasileira e também nos informando sobre a legislação
que protege a criança e o adolescente desse tipo de maus-tratos (ECA).
4. O
DESENVOLVIMENTO - deve conter o conteúdo
do trabalho em si e deve ser subdividido de acordo com o que foi pedido.
EXEMPLO:
trabalho infantil ontem e hoje.
I.
O trabalho infantil na Inglaterra da revolução industrial:
-
histórico
-
relatos
-
fotos
II.
O trabalho infantil no Brasil século XXI:
-
histórico
-
noticias (denúncias)
-
fotos
III.
O ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente:
-
Quando e porque o ECA foi criado
-
O que ele diz sobre o trabalho infantil.
IV.
Entrevista
-
entrevista feita com uma pessoa que tenha trabalhado durante a infância,
relatando essa experiência do ponto de vista da exploração da mão de obra.
5. A
CONCLUSÃO - o que aprendi com o
trabalho?
EXEMPLO:
trabalho infantil ontem e hoje.
Este
trabalho me fez perceber a importância de o Brasil ter um documento como o ECA
para proteger as crianças e os adolescentes da exploração econômica, visto que
desde a época da revolução industrial o trabalho infantil é usado impunemente
para enriquecer os donos das fábricas, pude também perceber que apesar disso,
ainda muitas crianças sofrem com as condições de vida paupérrimas em que estão
e precisam trabalhar em condições insalubres, ainda muito pequenas, para ajudar
as famílias.
6. A
BIBLIOGRAFIA – onde escrevemos os lugares de onde retiramos as informações.
Existe
um jeito correto de fazer isso – VEJAMOS -
de onde podemos retirar informações?
I. Livros – como colocar os livros na bibliografia?
Exemplo
– livro usado: “História econômica do Brasil” de Celso Furtado
SOBRENOME
DO AUTOR, Nome – “Nome do livro” – edição, ano, editora, p.
FURTADO,
Celso – “História econômica do Brasil” – 10ª edição, 1995, Cia das Letras, p.
206.
II.
Revistas e Jornais – como aparecem na
bibliografia?
Exemplo:
Revista Veja e Jornal Folha de São Paulo
NOME
DO JORNAL OU REVISTA, nº da edição, data, dia da semana;caderno ou suplemento, “nome
da matéria ou reportagem”, p.
VEJA,
Edição 1523, 21/10/1999, Segunda–Feira, Suplemento Literário, “Clarice
Lispector”, p. 56.
FOLHA
DE SÃO PAULO – Edição 125, 30/ 08/2000, Domingo, Caderno de Esportes, “Clássico
no Morumbi hoje as 16h”, p. 02.
III.
Internet – como colocar sites e páginas
internet.
Exemplo:
site História Digital
NOME
DO SITE – endereço eletrônico – data de acesso
HISTÓRIA
DIGITAL – www.historiadigital.org - acessado em 13/09/2012
quinta-feira, 28 de novembro de 2013
Comentário Anônimo
Teve um engraçadinho que entrou nos meus comentários e deixou um recado ANONIMO dizendo que copiando e colando é fácil fazer um blog.
(TÁ ele/a foi um tanto mais deselegante que isso)
Eu nunca pretendi ser original prá começar. Existem pessoas que tem muito mais habilidade para isso que eu.
Segundo em todos os posts que eu copio e colo, coloco os créditos das páginas e das fotos, pois CONHEÇO A LEI DE DIRETOS AUTORAIS.
A idéia do blog é ter um espaço para organizar diversos tipos de materiais diferentes para meus alunos pesquisarem sobre o que estamos estudando.
Enfim....É mais fácil criticar do que fazer melhor.
OBRIGADA PELA VISITA!!
(TÁ ele/a foi um tanto mais deselegante que isso)
Eu nunca pretendi ser original prá começar. Existem pessoas que tem muito mais habilidade para isso que eu.
Segundo em todos os posts que eu copio e colo, coloco os créditos das páginas e das fotos, pois CONHEÇO A LEI DE DIRETOS AUTORAIS.
A idéia do blog é ter um espaço para organizar diversos tipos de materiais diferentes para meus alunos pesquisarem sobre o que estamos estudando.
Enfim....É mais fácil criticar do que fazer melhor.
OBRIGADA PELA VISITA!!
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livro - divulgação.
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Esse resumo foi retirado de um outro blog que darei os créditos e adaptado por mim, de acordo com as necessidades das minhas dinâmicas de au...
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Não sei se irei postar todos os dias, porém, a ideia é retomar a frequência do blog. Dividir ideias - inhas ou de outras pessoas. Perrengue...