domingo, 3 de novembro de 2024

PEI - Programa Ensino Integral.


 Creio que o primeiro tema de reinicio desse blog deve ser o PEI - Programa Ensino integral, já que eu tenho 10 anos de experiência nesse modelo de ensino, acredito que posso contribuir, pelo menos um pouco, sobre esse assunto.

Antes de outras observações quero destacar que profissionalmente o PEI me proporcionou um saldo muito mais positivo do que negativo durante todo esse tempo de prática e o aprendizado que eu tive nesse período foi muito valioso tanto para minha vida profissional, quanto para a pessoal.

"FOCO NA SOLUÇÃO" é uma frase que adotei pra mim em todos os sentidos e atualmente tenho pouca paciência para falar de problemas sem ter uma solução em vista.

Isso é bom e ruim, mas é assunto para outro post e outro blog

Esse modelo, essa ideia de ensino começou lá em Pernambuco pelos idos dos anos 2000 e chegou em São Paulo em 2012 em poucas escolas como "teste" e na minha região a primeira cidade a receber uma escola PEI foi Sumaré.

Na Diretoria de Ensino de Americana, o modelo chegou em 2013 em duas escolas que tornaram-se referência. Havia, como acontece com toda novidade,  uma enorme desconfiança em relação ao ensino integral, tanto questões sociais dos estudantes do E.M. que precisavam trabalhar e não poderiam estudar em período integral, quanto a maior cobrança sobre educadores e a escolas  em relação as metas e objetivos que deveriam ser alcançados, já que o governo investiria em infraestrutura (reformas e equipamentos) e mão de obra dos professores. (uma gratificação por dedicação exclusiva ao programa).

A escola onde me efetivei em 2013 e trabalhei por 10 anos, tornou-se PEI em 2014.

Assim, posso dizer que eu estava lá desde o inicio, como se diz nos dias de hoje, desde que tudo era mato. 

Houve resistência da comunidade escolar a implantação do modelo; o inicio tortuoso, a falta de materiais e recursos era desesperadora em relação as cobranças que sofriamos, porém, aprendemos na prática o que dava certo ou não naquela unidade escolar. 

 Eu vi o desenrolar do processo transformação que é tornar uma escola comum, regular, com todos os problemas que podem ser listados quando se pensa em escolas: indisciplina, incivilidades e tráfico, em uma instituição de ensino de excelencia e referência na DERA, onde as crianças querem estudar, que os pais confiam em deixar seus filhos e existe fila de espera para vagas em quase todos os anos séries ; já há alguns anos.

Foi muito difícil no inicio, em inúmeros momentos tive vontade de desistir, e acordava pela manhã com a terrível sensação de não saber porque estava indo trabalhar, já que nos primeiros 5 anos os resultados eram muito intangíveis.

Foi apenas depois desse período que a escola de fato parece ter se moldado ao PEI e as crianças chegavam lá já sabendo um pouco como seriam as coisas lá dentro e muito mais preparadas para enfrentar o ensino integral e assim, os resultados começaram a aparecer e se tornaram tangíveis em muitos aspectos.

O PEI me tornou a professora que sou hoje de tantas formas, mas creio que as principais são: educar com amor e enxergar o estudante para além do aluno - ter empatia me fez uma ótima tutora, modéstia a parte e essa é uma das atribuições do PEI que mais gosto, a tutoria. Me permitiu conhecer outros universos ao trabalhar eletivas com professores de diferentes áreas do conhecimento como língua portuguesa, matemática, artes e ciencias  - proporcionando momentos incríveis para muitos adolescentes em sala de aula e fora dela, além de garantir bons amigos para a vida.

Mas não se enganem, escola é escola e onde existem pessoas, muitas delas juntas, certamente existem problemas; mas eu acredito que o Foco na Solução sempre foi um diferencial daquela equipe.

De 2014 a 2023  muitas crianças e jovens passaram por lá, por mim, por nós e  vi a evolução e desenvolvimento de muitos deles de forma bonita e muitas despedidas dolorosas, de alunos que tinham que sair e não queriam, ou por ser final de um ciclo ou por não ter escolha em alguns momentos.

Eu acreditei tanto do Ensino Integral que minha filha estudou onde eu trabalhava do sexto ao nono ano e agora em 2024 ao ser obrigada a mudar de escola para ir para o Ensino Médio, teve um choque de realidade que a desestabilizou muito, pois, de fato a escola é muito acolhedora.

Assim como ela, também mudei em 2024 e ainda estou construindo meu lugar na nova escola. Não devo comparar, não gosto de comparar, mas as vezes é automático e preciso me policiar para não falar mais do que devo.

Tenho que respeitar a realidade dessa nova UE, afinal, estou chegando agora, não participei do processo e embora minha experiência possa trazer algumas coisas boas, pode também atrapalhar o processo deles, que agora é meu também.

RESPEITO AO PROCESSO, ISSO É PEI.

sábado, 2 de novembro de 2024

De de quando em quando a se tornar de sempre em sempre.

 Não sei se irei postar todos os dias, porém, a ideia é retomar a frequência do blog.

Dividir ideias - inhas ou de outras pessoas.

Perrengues, alegrias ou tristezas... momentos, pensamentos.

Estou quase poética hoje.

El día de los muertos... All souls´day e aqui no BR Dia  de finados.

Não quero falar da minha mãe hoje, porque de alguma forma sei que ela está viva.

E para mim hoje foi um dia de insights... revitalizei meu perfil linkedin e no Instagram... criei  um na plataforma Super Prof e me inscrevi para fazer trabalhos acadêmicos em outra.

Agora estou aqui... revisitando meu bloguinho.

Pretendo mante - lo e descobrir como monetiza-lo - talvez fazer um vídeo de apresentação.

Não tenho muita vontade de aparecer e por a cara ainda mais na internet até porque já tem muita gente que faz isso e faz bem, eu admiro o trabalho desse galera e aproveito bastante, na real....mas quem sabe amadureço a ideia.

Esse já é um começo, re re re começo kkkkk rindo, mas é de nervoso.

segunda-feira, 1 de maio de 2023

VIDA DE PROFESSOR

 Já faz algum tempo - muito tempo na verdade que não escrevo nada.

Nem meu e nem de outrem... o que é bem chato.

Mas vida de professora é assim, sempre muito a fazer e sempre pouco tempo para executar.

Mil ideias e muitos recursos pedagógicos maravilhosos, mas como dar conta de tudo, como decidir qual o melhor?

Estou eu aqui agora entre usar um site chamado worshits, que tem atividades interativas prontas onde podemos criar e-books para os alunos; usar o kahooot que é um editor de jogos pedagógicos online super divertido ou voltar a publicar meu blog.

Seria muito divertido se não fosse estressante.

As vezes esperam tanto de nós que cansa ou ficamos perdidos e não sabemos por onde ir, para onde ir e como continuar.

Eu gostava muito de escrever esse blog, trazer os conteúdos e tudo mais...mas não sei até que ponto vale a pena.

Vamos ver... já tenho há tanto tempo esse lugar, 10 anos mais ou menos que dá um pouco de dó excluir tudo, foi muita pesquisa, muitas horas procurando coisas legais para compartilhar para acabar assim.

Pensando muito se devo parar, se devo monetizar, se devo recomeçar ou apenas deixar como está.

Dia pensativo.

8º Ano atividade 5 - 2º bimestre 2020


terça-feira, 12 de maio de 2020

REFORMA PROTESTANTE SIMPLIFICADA - 7º ANOS



PADLET - MURAL VIRTUAL

Galera boa tarde!!

O padlet é um mural virtual no qual podemos fazer interações sobre diversos assuntos.
Eu abri minha conta hoje e criei 2 murais para intreragirmos durante esse período de afastamento social.
Como no modo gratuito eu posso ter apenas 3 murais de uma vez, vou criar um para cada série e os post its serão moderados por mim.
Mas vocês pode "colar" diferentes informações de acordo com o tema do mural - sendo textos, fotos, links, videos, etc.
Achei válido compartilhar com vocês essa nova ferramenta para vocês irem se adptando, pois, mesmo após a volta as aulas podemos utiliza-la para fazer alguns tipos de atividades para as aulas, pois, ela é simples, é online, não precisa nenhum programa ou app diferente para usa-la e fica bonito - com um lap book e ainda SEM GASTAR PAPEL!
Só eu ou vocês também acham que isso é o máximo??
Interagir, aprender, ser protagonista, na internet e ainda cuidar do meio ambiente.
Espero que você fiquem tão empolgados quanto eu.
Acessem para conhecer, entrem em contato comigo, pois, eu também estou aprendendo a usar.
beijos

Pro Aline

https://padlet.com/dashboard

segunda-feira, 4 de maio de 2020

SITUAÇÃO BRASILEIRA NA PRIMEIRA REPÚBLICA (1889–1930)


1-Situação Política

CONCEITO 1 – REPÚBLICA (DO GREGO Res – publica = COISA PÚBLICA) – a ideia originária da república é que ela cuide dos interesses de todos os cidadãos de um Estado/Nação, não apenas de determinados grupos com mais poder e dinheiro, interesses de uma determinada pessoa, família ou classe profissional.

CONCEITO 2 – FEDERALISMO – país dividido em partes com limitada autonomia política – desde que suas leis não desrespeitassem a Constituição de 1891 – elas podiam existir (podiam ter impostos, policiamento, um governador, etc) – são os ESTADOS ou UNIDADES FEDERADAS (FEDERATIVAS) – UF DA SUA CARTEIRA DE IDENTIDADE.

ELEIÇÕES: NO GERAL FRAUDADAS DEVIDO AO CURRAIS ELEITORAIS; VOTO DE CABRESTO E PEQUENO NÚMERO DE CIDADÃO QUE PODIAM VOTAR – APENAS: -HOMENS; MAIORES DE 21 ANOS E ALFABETIZADOS, COM UMA RENDA DETERMINADA – voto censitário (ou seja, mulheres, analfabetos e pobres não podiam votar) – a tal da república positivista (elite alfabetizada) e oligárquica (poucos no poder – com $$$$ e exército/ milícia/ jagunços próprios)

·         A República Velha veio logo depois da monarquia, durou quase um século, de 1822 a 1930;
·         A primeira república pode ser dividida em dois períodos:  a República da Espada (1889 a 1894) e a República Oligárquica (1894 a 1930 finalizada com a Revolução de 30);
·         A república da  Espada (SIMBOLO DO EXÉRCITO) foi um período de transição entre a monarquia e a república que foi de 1889 a 1894;
·         Entre 1889 a 1894 quem tinha domínio no comando do governo eram os militares com os Marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto;
·         Oligarquia significa “poucos no poder” ou seja, poucos tinham poder e participação politicos no Brasil;
·         NO BRASIL AS MAIORES OLIGARQUIAS ERAM as oligarquias agrárias (ligadas aos grandes latifúndios), e na época a MAIS IMPORTANTE foi a do Café;
·         A perpetuação de poder era articulada em três níveis: local, estadual e nacional (CORONELISMO – LOCAL, POLITÍCA DOS GOVERNADORES - ESTADUAL E POLITÍCA DO CAÉ COM LEITE - NACIONAL);
·         O 2º presidente civil foi o Campo Sales, que propôs uma política de aliança entre as oligarquias, para organizar esse processo de perpetuação DO PODER, chamado Política dos Governadores.
·         A Política dos Governadores consistia em articular (ligar) o Coronel (Líder político local), o Governador (Líder político estadual) com o Presidente (Líder político nacional);
·         O controle político do interior do país na República Velha ficava nas mãos dos coronéis que usavam o método “voto de cabresto” E “CURRAIS ELEITORIAS” A FIM DE GARANTIR QUE ELE MESMO OU SEUS CANDIDATOS VENCESSEM AS ELEIÇÕES.
·         Alternância de poder entre Minas Gerais e São Paulo, que ficou historicamente conhecida como Política do Café com Leite.

2- Situação Social

·         E nesse processo aumentou o fluxo migratório durante a República Velha, PRINCIPLAMENTE IMIGRANTES EUROPEUS VINDOS DA ITÁLIA E ALEMNHÃ QUE PASSAVAM POR SITUAÇÕES ECONOMICAS DIFICEIS E ESPANHA, essa entrada de estrangeiros no país que alterou substancialmente a composição da sociedade, intensificando a miscigenação;
·         Aos olhos das elites do país, esse fluxo de europeus era positivo, pois, poderia levar a um embranquecimento da população, aprofundando o preconceito contra os negros de origem africana e seus descendentes;
·         Dentro da Sociedade havia uma espécie de manutenção do status de raça, motivada pelas Teorias Raciais, baseavam-se em falsos pressupostos científicos, onde a ideia errônea de raça superior (branca) e inferior (as outras) prevalecia;
·         Os negros eram tratados como atrasados, em termos civilizatórios, perfeitos selgavens.
·         A população negra padecia por falta de trabalho e com o alto grau de marginalização proporcionada pela falta de oportunidades de profissionalização e estudos a fim de conseguirem melhores condições de vida e social. O negro que “dava certo” era sem dúvida uma exceção e há casos bem famosos como o escritor Machado de Assim, Luiz Gama e outros. 
·         A busca por igualdade racial, resultou em revoltas que propiciaram a participação dos negros como atuantes e líderes, onde cada vez mais se intensificavam e demonstravam o grau de suas insatisfações diante dos acontecimentos da Primeira República;
·         A incipiente modernização do país acabou resultando em muitos conflitos sociais, como as greves operárias, surgidas dos movimentos operários impulsionados pelos imigrantes europeus, em geral italianos e espanhóis, e suas posições políticas ligadas principalmente ao anarquismo;
·         Na época tiveram diversos movimentos grevistas para melhorias nas condições de salário e trabalho, o mais conhecido foi a Greve Geral de 1917;
·         Em 1922, foi fundado o Partido Comunista Brasileiro, consequência da Revolução Russa.


3- Situação Econômica

  •        A produção agrícola ainda era o carro-chefe econômico da República Velha e o café continuava a ser o principal produto de exportação brasileiro.
  •     O desenvolvimento do capitalismo e a criação de mercadorias que utilizavam em sua fabricação a borracha, e fizeram a exploração do látex na região da Amazônia se desenvolvesse rápido, chegando a competir o café;
  •        A industrialização no Brasil foi um principal aspecto econômico, o capital acumulado com a produção cafeeira possibilitou aos grandes fazendeiros investir na indústria, dando novo dinamismo à sociedade nestes locais.
  •        Os “barões do café” sustentavam a política das oligarquias;
  •          Em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais eram os principais produtores de café (tinham 70% da produção mundial);
  •         São Paulo era o maior produtor, por isso tinha maior poder político e econômico do país;
  •          Desvalorização da moeda nacional, aumento do poder da compra da moeda estrangeira e barateamento das mercadorias nacionais;
  •        A 1º Guerra Mundial que desviou o foco das industrias europeias para a produção de armamentos e fez com que houvesse o desenvolvimento e diversificação da indústria brasileira;
  •        Política do Encilhamento: Rui Barbosa foi o autor desse movimento, era ministro da fazendo durante o governo do Deodoro da Fonseca. Tinha como objetivo facilitar a concessão de crédito para estimular os investimentos no setor industrial.
· Dificuldades dos trabalhadores:
- Ausência da legislação trabalhista;
- Jornada de trabalho até 14 horas;
- Insalubridade;
-Baixos salários;
-Exploração do trabalho infantil e feminino.
· A classe operária no Brasil;
- Ideias anarquistas dos imigrantes e a organização da Greve Geral de 1917;
- A Revolução Russa e a chegada do comunismo no Brasil;
Consequências: Violenta repressão do governo republicano.

OBS: 1ª BANDEIRA - SIMBOLO NACIONAL:

NOME DO PAÍS ERA "ESTADOS UNIDOS DO BRASIL" E A BANDEIRA QUASE UMA CÓPIA DA BANDEIRA ESTADUNIDENSE - DEMONSTRANDO QUE AQUELE PAÍS SEMPRE FOI FONTE DE ADMIRAÇÃO E LIDERANÇA PARA NOSSAS ELITES NACIONAIS, DESDE O NASCIMENTO DA REPÚBLICA.


Brasil não poderia ser uma República sem um símbolo, sem uma bandeira. Mas a primeira bandeira da República era bem diferente da atual. Ela foi provisória e usada apenas dos dias 15 a 19 de novembro de 1889. No dia 19, foi adotada a nossa atual bandeira.


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