quarta-feira, 20 de março de 2019
terça-feira, 19 de março de 2019
domingo, 17 de março de 2019
sobre mudar a forma de pensar: AINDA O ILUMINISMO
Tudo era bem
normal lá em Santantônio da Lamparina.
As crianças
iam para a escola enquanto os pais trabalhavam. Todos riam, se divertiam e às
vezes ficavam bem tristes também. Tomavam banho, soltavam pum e tinham coceira
no pé, como toda gente em qualquer parte.
Só tinha um
detalhe, mínimo, insignificante, que deixava tudo com cara de esquisito e
diferente: lá, o dia era escuro como a noite, e quando era noite era noite
também.
Os moradores
estavam acostumados. Viviam à sombra da Lua, estudavam à luz de abajur, sabiam
brincadeiras de escuro: gato-mia, cabra-cega, detetive...
Os mais velhos
diziam que lá sempre foi assim e que, se é assim, assim será até o fim.
Sentiam-se cansados de imaginar como seria viver num lugar claro e diferente.
Os mais jovens sonhavam e diziam que conhecer o Sol era o maior desejo que
tinham no mundo, no universo. Um desejo infinito.
Por que
ninguém pensava em se mudar dali? Porque lá havia o mais lindo luar e o mais
delicioso banho de mar e um povo com um sonho em comum. Às vezes, coisas assim
são suficientes para nos fazer ficar.
Num dia noite,
chegou um, chegaram dois e mais três ou cinco equilibristas. Era uma família de
artistas! Enquanto uns tocavam, os outros faziam lances incríveis, coisa de
especialista!
Há muito tempo
o vilarejo não recebia visita tão animada. Os equilibristas estavam acostumados
a se apresentar até o Sol raiar e estranharam: já se sentiam cansados e nada de
o dia clarear.
O Sol não vai
aparecer?
E foi assim
que souberam que em Santantônio da Lamparina o dia era tão escuro como a noite
e que já estavam acordados fazia dois dias e meio.
Daí o nome da
cidade?
Daí o nome.
Mas por que é
assim?
Diz meu avô
que o avô dele dizia que o seu tataravô ensinou que é assim porque sempre foi
assim e assim será até o fim!
Os artistas
acharam aquela explicação meio fraquinha, de quem já cansou de procurar
solução. Avisaram que por cinco dias escuros e quatro noites noites treinariam
um novo número exclusivo e então voltariam para o espetáculo de despedida!
Voltaram.
Voltaram com o
número mais arriscado e sensacional de equilíbrio, coragem e precisão já visto
em toda a história da humanidade!
Precisaram de
muita concentração. Foram subindo, um sobre o outro e sobre o outro e sobre o
outro e sobre outro ainda... Até que o menino equilibrista mais levinho e muito
craque, com o braço bem esticado, atingiu o céu.
Com a ponta do
dedo fez um picote. Um pequeno rasgo no céu, por onde passou um facho de luz.
Era mínimo,
mas suficiente para iluminar de alegria e expectativa cada
santantonio-lamparinense. Podiam saber como era o Sol, a luz e o calor que
vinham do céu.
Devagar o
rasgo foi aumentando, sozinho, como furo de meia velha, que vai crescendo até
virar um rombo...
E um dia,
Santantônio da Lamparina amanheceu toda e completamente iluminada! Os
moradores, que nem tinham venezianas e cortinas, acordaram sobressaltados com
tanta luz.
Até hoje, não
se cansam de ver o Sol nascer e depois o Sol se pôr e de novo o Sol nascer e
mais uma vez o Sol se pôr. Acham graça, agradecidos.
Conto de Silvinha Meirelles Por:
NOVA ESCOLA
terça-feira, 26 de fevereiro de 2019
RESUMO SOBRE ILUMINISMO
Esse resumo foi retirado de um outro blog que darei os créditos e adaptado por mim, de acordo com as necessidades das minhas dinâmicas de aula.
4. Filósofos Iluministas: John Locke
* Locke foi um filósofo inglês.
* Criou a obra “ Dois Tratados sobre o Governo ”, na qual descreve a condição do governo civil, assim como a justificativa para a sua existência e os requisitos necessários à sua viabilização.
* É considerado o pai do liberalismo moderno, filosofia política que defende a propriedade privada, a igualdade de todos perante a lei, a limitação do poder do governante e o livre mercado.
* As idéias republicanas , constitucionais e o direito ao voto surgiram a partir das idéias liberais.
5. Filósofos Iluministas: Montesquieu
* Montesquieu foi um filósofo francês.
* Criou a obra “ Do Espírito das Leis ”, na qual defendeu a separação dos três poderes do estado, ou seja, o Executivo, Legislativo e Judiciário.
* A idéia da separação dos três poderes tinha como objetivo limitar o poder do governante, para evitar abusos de autoridade, comum no Absolutismo.
6. Filósofos Iluministas: Voltaire
* Voltaire também foi um filósofo francês.
* Criou a obra “Dicionário Filosófico”. Suas idéias giravam em torno do direito à liberdade de expressão, religiosa e econômica.
* Para ele, o governo ideal era uma monarquia esclarecida (CONSTITUCIONAL, onde o rei deveria obedecer a constituição) , ou seja, o poder do rei mediado pela idéias iluministas.
* Era anticlerical e se posicionava contra as idéias da Igreja Católica.
* Foi autor da frase: “Posso não concordar com uma palavra que dizes, mas defendo até a morte o teu direito de dizê-las”.
7. Filósofos Iluministas: Rousseau
* Rousseau foi um filósofo suíço.
* Criou a obra “ Do Contrato Social ”, na qual defendeu que os homens nascem livres, sendo que a liberdade faz parte da natureza humana. Defende a democracia representativa.
* Foi autor da frase: "O homem é bom por natureza. É a sociedade que o corrompe".
8. Filósofos Iluministas: Diderot
* Diderot foi outro filósofo francês.
* Criou a obra “ Enciclopédia ”, em parceria com D’Alembert. Seu objetivo era reunir todo o conhecimento que a humanidade havia produzido até sua época.
* Foi autor da frase: “O homem só será livre quando o último déspota for estrangulado com as entranhas do último padre”.
9. Despotismo Esclarecido
* As idéias liberais do Iluminismo se disseminaram rapidamente pela população.
* Alguns reis absolutistas, com medo de perder o governo - ou mesmo a cabeça -, passaram a aceitar algumas idéias iluministas.
* Estes reis eram denominados Déspotas Esclarecidos , pois tentavam conciliar o jeito de governar absolutista com as idéias de progresso iluministas.
* Alguns representantes do despotismo esclarecido foram: Frederico II , da Prússia; Catarina II , da Rússia; e Marquês de Pombal , de Portugal.
texto original
Adaptações: Aline Boldrin
Para você aprofundar e tirar suas dúvidas em relação ao Iluminismo, leia o resumo abaixo. Se tiver dúvidas pode postar a vontade.
1. Conceito
* Também denominado Ilustração , foi um movimento intelectual que surgiu na Europa, a partir do século XVII, que defendia o uso da razão (luz) contra o antigo regime (trevas).
* Este movimento promoveu mudanças políticas, econômicas e sociais, baseadas nos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade.
. Antigo Regime I
* Mas o que era o antigo regime , tão odiado pelos simpatizantes do iluminismo? O antigo regime correspondia a um período da Europa, onde a sociedade girava em torno do (a):
* 1- Absolutismo : prática política que defendia o poder total nas mãos de um rei.
* 2- Mercantilismo : prática econômica que, entre outras coisas, fazia o rei embolsar a maior parte das riquezas acumuladas.
3. Antigo Regime II
* 3- Sociedade Estamental : condição onde a posição social (status) de alguém depende do seu nascimento, e não das riquezas acumuladas.
* 4- Igreja Católica : a igreja geralmente estava alinhada aos interesses do rei.
* O antigo regime, então, era composto por instituições e modelos sócio-econômicos que iam contra os interesses da burguesia. Por este motivo, deveria ser substituído.
* Também denominado Ilustração , foi um movimento intelectual que surgiu na Europa, a partir do século XVII, que defendia o uso da razão (luz) contra o antigo regime (trevas).
* Este movimento promoveu mudanças políticas, econômicas e sociais, baseadas nos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade.
. Antigo Regime I
* Mas o que era o antigo regime , tão odiado pelos simpatizantes do iluminismo? O antigo regime correspondia a um período da Europa, onde a sociedade girava em torno do (a):
* 1- Absolutismo : prática política que defendia o poder total nas mãos de um rei.
* 2- Mercantilismo : prática econômica que, entre outras coisas, fazia o rei embolsar a maior parte das riquezas acumuladas.
3. Antigo Regime II
* 3- Sociedade Estamental : condição onde a posição social (status) de alguém depende do seu nascimento, e não das riquezas acumuladas.
* 4- Igreja Católica : a igreja geralmente estava alinhada aos interesses do rei.
* O antigo regime, então, era composto por instituições e modelos sócio-econômicos que iam contra os interesses da burguesia. Por este motivo, deveria ser substituído.
4. Filósofos Iluministas: John Locke
* Locke foi um filósofo inglês.
* Criou a obra “ Dois Tratados sobre o Governo ”, na qual descreve a condição do governo civil, assim como a justificativa para a sua existência e os requisitos necessários à sua viabilização.
* É considerado o pai do liberalismo moderno, filosofia política que defende a propriedade privada, a igualdade de todos perante a lei, a limitação do poder do governante e o livre mercado.
* As idéias republicanas , constitucionais e o direito ao voto surgiram a partir das idéias liberais.
5. Filósofos Iluministas: Montesquieu
* Montesquieu foi um filósofo francês.
* Criou a obra “ Do Espírito das Leis ”, na qual defendeu a separação dos três poderes do estado, ou seja, o Executivo, Legislativo e Judiciário.
* A idéia da separação dos três poderes tinha como objetivo limitar o poder do governante, para evitar abusos de autoridade, comum no Absolutismo.
6. Filósofos Iluministas: Voltaire
* Voltaire também foi um filósofo francês.
* Criou a obra “Dicionário Filosófico”. Suas idéias giravam em torno do direito à liberdade de expressão, religiosa e econômica.
* Para ele, o governo ideal era uma monarquia esclarecida (CONSTITUCIONAL, onde o rei deveria obedecer a constituição) , ou seja, o poder do rei mediado pela idéias iluministas.
* Era anticlerical e se posicionava contra as idéias da Igreja Católica.
* Foi autor da frase: “Posso não concordar com uma palavra que dizes, mas defendo até a morte o teu direito de dizê-las”.
7. Filósofos Iluministas: Rousseau
* Rousseau foi um filósofo suíço.
* Criou a obra “ Do Contrato Social ”, na qual defendeu que os homens nascem livres, sendo que a liberdade faz parte da natureza humana. Defende a democracia representativa.
* Foi autor da frase: "O homem é bom por natureza. É a sociedade que o corrompe".
8. Filósofos Iluministas: Diderot
* Diderot foi outro filósofo francês.
* Criou a obra “ Enciclopédia ”, em parceria com D’Alembert. Seu objetivo era reunir todo o conhecimento que a humanidade havia produzido até sua época.
* Foi autor da frase: “O homem só será livre quando o último déspota for estrangulado com as entranhas do último padre”.
9. Despotismo Esclarecido
* As idéias liberais do Iluminismo se disseminaram rapidamente pela população.
* Alguns reis absolutistas, com medo de perder o governo - ou mesmo a cabeça -, passaram a aceitar algumas idéias iluministas.
* Estes reis eram denominados Déspotas Esclarecidos , pois tentavam conciliar o jeito de governar absolutista com as idéias de progresso iluministas.
* Alguns representantes do despotismo esclarecido foram: Frederico II , da Prússia; Catarina II , da Rússia; e Marquês de Pombal , de Portugal.
10. Iluminismo e a Independência dos EUA (adaptado)
Antecedentes da independência
das Treze Colônias
*Em meados do século XVIII, a Coroa britânica tomou medidas para
aumentar o controle sobre as Treze Colônias na América. Os colonos,
influenciados pelos ideais iluministas de liberdade e autonomia, revoltaram-
-se e organizaram um movimento de ruptura com a metrópole.
*Com a vitória britânica na
Guerra dos Sete Anos
(1756-1763), a Coroa
expandiu seus domínios na
América do Norte.
A Coroa britânica
estabeleceu uma política
colonial restritiva, impondo
medidas de controle
comercial às Treze Colônias.
*Os colonos reagiram
contra as novas leis, e a
Coroa britânica revogou
a Lei do Selo e diminuiu a
taxa da Lei do Açúcar.
* Para recompor o tesouro após a guerra, a
metrópole aumentou o controle sobre as colônias,
que representavam um importante mercado
consumidor de seus produtos industrializados.
n 1733: Lei do Melaço
n 1764: Lei do Açúcar
n 1765: Lei do Selo
n 1767: Atos Townshendend.
Leis proibitivas e reação dos colonos
*A Coroa
concedeu o
monopólio do
comércio de chá
à Companhia das
Índias Orientais,
por meio da Lei
do Chá, em maio
de 1773.
Em dezembro de
1773, os colonos
reagiram à Lei do Chá,
lançando ao mar os
carregamentos do
produto transportados
pela Companhia das
Índias Orientais.
O evento ficou
conhecido como a
Festa do Chá de
Boston.
*Em 1774, como
reação ao evento
de Boston, o
Parlamento
britânico
aprovou as Leis
Intoleráveis,
que impunham
novas sanções às
Treze Colônias.
Os colonos reagiram
promovendo
congressos para
discutir a questão.
* No Primeiro
Congresso
Continental da
Filadélfia (1774),
buscaram negociar
com o governo
britânico.
A metrópole intensificou
a repressão, provocando
o levante de setores
conservadores do sul.
*No Segundo Congresso
Continental da Filadélfia (1776),
foi aprovada a Declaração de
Independência.
Independência dos Estados Unidos da América
* Influenciados pelos ideais iluministas, os colonos fundaram uma república
na América.
*Em 1783, após anos de conflitos
com as tropas coloniais, a Grã-
-Bretanha finalmente reconheceu,
pelo Tratado de Paris, a
independência dos Estados Unidos.
*Em 1787, foi aprovada a Constituição dos
Estados Unidos, que estabeleceu:
n a organização do Estado como uma
república federativa e presidencialista; a divisão do Estado em três poderes:
Executivo, Legislativo e Judiciário.
*A Constituição garantiu as
liberdades e os direitos dos
cidadãos, mas manteve a
escravidão para os africanos e
seus descendentes e não concedeu
direitos políticos aos indígenas
e às mulheres.
8ºs anos - Independencias na América: EUA, América Latina e Brasil.
Eu usarei como base os textos do site "Toda Matéria" (com os devidos créditos) para organizar uma tabela comparativa entre as três formas de independência que ocorreram no continente americano e que posteriormente (assim que estiver pronta), será postada aqui, junto as estas informações.
A tabela será de minha autoria, para ser usada com os meus alunos, servindo aos propósitos das minhas dinâmicas de aulas, porém, poderá ser usada por qualquer um que veja utilidade nela.
A tabela será de minha autoria, para ser usada com os meus alunos, servindo aos propósitos das minhas dinâmicas de aulas, porém, poderá ser usada por qualquer um que veja utilidade nela.
Independencia
dos EUA – Referência site: Toda Matéria
O crescimento do comércio colonial do
Norte, que passou a concorrer com a metrópole, levou a Inglaterra a mudar sua
política econômica.
O Parlamento inglês decidiu aumentar as
taxas e os direitos da Coroa na América, para pagar as taxas dos custos da
Guerra dos Sete Anos (1756-1763). Esse conflito ocorreu entre os ingleses e
franceses pela posse das terras a oeste das treze colônias inglesas.
Novas medidas foram
tomadas. George Grenville, primeiro ministro inglês, colocou nas colônias uma
força militar de 10 mil homens, acarretando despesa de 350 mil dólares. Um
terço desse valor seria arrecadado com a aprovação de novas leis: a Lei do Açúcar (Sugar Act)
e a Lei do Selo (Stamp Act).
O Sugar Act, aprovada em 1764,
estabelecia novas taxas alfandegárias sobre grande quantidade do produto
importado. Isso, exceto o produzido nas Antilhas Inglesas, entre os quais
melaço, para a fabricação de rum e açúcar.
No ano seguinte, foi aprovada a Lei do Selo, que
obrigava o seu uso em documentos, livros, jornais, baralhos etc.
Em 1767, a crise eclodiu, com novas taxas sobre
vidros, papéis, tintas e a Lei do Chá(Tea Act),
que dava o monopólio desse comércio à Companhia das Índias Ocidentais.
Em 1770 ocorreu o Massacre de Boston, episódio
que terminou com a morte de quatro soldados ingleses.
Em dezembro de 1773, vários colonos jogaram ao mar
todo o carregamento de chá dos navios da Companhia das Índias que estavam
ancorados no porto de Boston. O episódio ficou conhecido como “Festa do Chá de Boston”.
Em 1774, como represália à manifestação ocorrida em
Boston. O governo inglês decretou os Atos Intoleráveis, entre elas
a interdição do porto de Boston até ser paga a indenização pelo chá destruído.
Guerra da Independência dos Estados
Unidos
Indignados com as Leis Intoleráveis,
representantes dos colonos reuniram-se no Primeiro Congresso Continental de
Filadélfia, realizado em setembro de 1774. Nele, resolveram enviar ao governo
inglês um pedido para que fossem revogados os Atos Intoleráveis.
Em 1775 os colonos voltaram a se reunir
no Segundo Congresso Continental de Filadélfia e, declararam guerra à
Inglaterra.
George Washington foi nomeado comandante
das forças americanas e Thomas Jefferson ficou encarregado de redigir a
Declaração de Independência. A Declaração foi aprovada no dia 4 de julho de
1776.
Na sua luta em prol da Independência, os
colonos contaram com a ajuda militar da Espanha, Holanda e França.
O conflito armado só terminou em 1783,
quando, a derrotada Inglaterra assinou o Tratado de Paris, pelo qual reconhecia
a Independência dos Estados Unidos.
VEJA TAMBÉM: República
A Constituição dos Estados Unidos
Durante os anos de 1776 a 1787, os
Estados Unidos ficaram sob um regime político de Confederação, onde os Estados
gozavam de absoluta soberania.
Em 1787, para garantir a ordem em todo o
território do país, representantes de cada Estado se reuniram na Filadélfia,
numa Convenção onde apresentavam um projeto de Constituição.
Discutida e votada, a Constituição norte
americana foi promulgada no mesmo ano, mas só foi acatada por todos os estados
em 1789.
A Carta Constitucional, vigente até
hoje, determinava que o Estado americano seria uma república federativa
presidencialista. Ela estabeleceria os três poderes independentes:
Executivo, Legislativo e Judiciário.
Independência
da América espanhola - Referência site: Toda Matéria
A Independência das colônias espanholas
na América ocorreu após quase 300 anos de domínio colonial e resultou na
formação de 18 novos países.
Antecedentes
Os movimentos de emancipação estiveram
divididos em três fases denominadas:
Movimentos precursores - 1780 a 1810
Rebeliões fracassadas - 1810 a 1816
Rebeliões vitoriosas - 1817 a 1824
O império colonial espanhol, desde o
século XVIII, estava dividido em quatro vice-reinados e quatro capitanias
gerais:
Nova Espanha: composto pelo México e
parte dos Estados Unidos.
Nova Granada:integrada pelos atuais
territórios de Colômbia, Panamá e Equador,
Peru: correspondente ao Peru;
Rio da Prata: constituía a área equivalente
a Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia.
Por sua parte, as capitanias-gerais
equivalem territórios de Cuba, Guatemala, Venezuela e Chile.
Causas
As independências das colônias da
América Espanhola ocorrem no século XVIII quando as ideias como liberalismo e
autonomia começavam a conquistar as elites criollas.
Além disso, podemos citar como causas:
A influência da Independência dos EUA;
O desejo de substituir o pacto colonial
pelo livre comércio;
A expansão do Império napoleônico que
ocupou a Espanha e destituiu o rei Fernando VII;
O apoio militar do Haiti;
O apoio financeiro da Inglaterra.
As primeiras ações militares receberam
duras repressões da metrópole. Embora tenham ocorrido de maneira desorganizada
e intempestiva, ajudaram os moradores das colônias a questionarem o sistema de
exploração e criaram as condições para as futuras guerras.
Entre os mais importantes movimentos
está o liderado por Tupac Amaru II, que lutou a partir de 1780 pela
independência do território peruano.
No primeiro levante, 60 mil índios foram
mortos pelos espanhóis e Tupac Amaru foi preso e executado. A partir de 1783,
revoltas semelhantes ocorreram e foram igualmente reprimidas na Venezuela e no
Chile.
O principal líder venezuelano foi
Francisco de Miranda (1750-1816) que, em 1806, deu os primeiros passos para a
independência das colônias da Espanha. Miranda seguiu o modelo norte-americano
e também o haitiano, quando os escravos se libertaram da França.
Rebeliões Vitoriosas (1817 a 1824)
Entre as principais lideranças está
Simón Bolívar (1783-1830) cuja campanha militar resultou na independência de
Colômbia, Equador e Venezuela.
Em troca do apoio militar fornecido
pelos haitianos, Bolívar se comprometeu em abolir a escravidão em todos os
territórios que conquistasse.
A independência da Argentina, Chile e
Peru foi comandada por José de San Martín (1778-1850). Ambos os líderes se
encontraram em Guayaquil, em 27 de julho de 1822, a fim de combinar estratégias
políticas para os novos países.
Quando a maioria das colônias espanholas
já havia feito sua independência, os Estados Unidos proclamaram a Doutrina
Monroe.
Com o lema "América para os
Americanos", a doutrina resumia-se no combate a intervenções de caráter
militar dos países europeus às nações do continente americano.
Décadas mais tarde seriam os americanos
que fariam o mesmo expulsando os espanhóis de Porto Rico e Cuba.
Consequências
Apesar de ser o desejo de líderes como
Simón Bolívar, as colônias espanholas se fragmentaram em vários países após a
Conferência do Panamá.
A aristocracia criolla passou a governar
os Estados soberanos emancipados.
A economia continuou a se basear na
exportação de matérias-primas e ser dependente da produção industrializada das
nações europeias.
Manutenção da estrutura colonial onde os
brancos eram a elite e índios e mestiços eram considerados inferiores.
sábado, 23 de fevereiro de 2019
quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019
A VOLTA DOS QUE NÃO FORAM!!
Boa noite a todos.
Depois de alguns anos de ausência quase total, devido a necessidades técnicas e educacionais, decidi retomar as atividades do blog.
Farei algumas modificações necessárias a fim de atender as necessidades das classes que estou lecionando no ano de 2019, então, algumas publicações serão descartadas e outras revitalizadas.
Agradeço a todos que tem passado por aqui e dou as boas vindas aos novos alunos que por aqui deixarem um recado e aparecerem para estudar.
Que tenhamos todos um excelente ano e que este blog possa ser mais uma ferramente para auxiliar nossa comunicação e aprendizagem.
Depois de alguns anos de ausência quase total, devido a necessidades técnicas e educacionais, decidi retomar as atividades do blog.
Farei algumas modificações necessárias a fim de atender as necessidades das classes que estou lecionando no ano de 2019, então, algumas publicações serão descartadas e outras revitalizadas.
Agradeço a todos que tem passado por aqui e dou as boas vindas aos novos alunos que por aqui deixarem um recado e aparecerem para estudar.
Que tenhamos todos um excelente ano e que este blog possa ser mais uma ferramente para auxiliar nossa comunicação e aprendizagem.
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Esse resumo foi retirado de um outro blog que darei os créditos e adaptado por mim, de acordo com as necessidades das minhas dinâmicas de au...
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Não sei se irei postar todos os dias, porém, a ideia é retomar a frequência do blog. Dividir ideias - inhas ou de outras pessoas. Perrengue...